Ponto 1 – Todos temos ansiedade e todos precisamos da ansiedade porque ela apura os nossos sentidos e prepara o nosso organismo, seja para fugir ou lutar contra um determinado perigo. O problema é, pois claro, quando ela é exagerada e desproporcional em relação ao perigo real.

Ponto 2 – O sentimento de ansiedade nasce do medo/apreensão/preocupação, que gera mais ansiedade, que por sua vez gera mais medo (medo de ter ansiedade) e por aí em diante numa espiral até ao infinito. Uma espécie de ciclo do medo que se autoalimenta e que precisa de ser quebrado.

Ponto 3 – A ansiedade, como tudo na vida, precisa de alimento/energia para viver. (Porque ela quer viver dentro do seu hospedeiro, que é a mente da pessoa, tal e qual como um parasita). E quem é que lhe dá essa energia? A própria pessoa. Como? Dando-lhe importância, tempo e atenção.

Sempre que o hospedeiro se queixa da ansiedade, pensa em ansiedade e fala na ansiedade como uma entidade externa poderosa, capaz de o vergar, está a dar-lhe tudo o que ela mais quer: energia e alimento para continuar a viver e a crescer dentro do seu hospedeiro até o destruir (tal como qualquer parasita).

Ora se queres ver-te livre da ansiedade (patológica) o primeiro passo é  PARARES DE A ALIMENTAR. PARARES de lhe dar tanta importância e atenção. PARARES de fazer dela maior do que aquilo que realmente é. PARARES de te queixar a todo o momento desse bicho papão. Porque é precisamente isso que está a alimentar esse bicho papão e a fazê-lo crescer a cada dia! Medo gera mais medo!

Isso não significa que deves camuflar ou ignorar os sintomas, apenas que não deves concentrar as tuas atenções no problema, mas sim na solução. Tudo aquilo em que te focas e depositas a tua atenção, cresce. AUMENTA! Então tira o foco da doença e coloca-o na cura/saúde. Para que a saúde aumente e a doença diminua. Não há muito segredo nem ciência nisto.

A mente, tal como o corpo, precisa de alimento. E se para teres um corpo saudável precisas de alimentos saudáveis e um estilo de vida saudável, então o alimento saudável da tua mente é, sem dúvida, pensamentos saudáveis/positivos. Pensamentos de SAÚDE, de FELICIDADE, de PROSPERIDADE, de SEGURANÇA, de CONFIANÇA, de AMOR, etc.

Ficou entendido ou não ficou entendido?

NOTA: Não sou profissional credenciado para me pronunciar sobre este tema, e, como tal, o texto deve ser entendido como uma opinião (ainda que baseada em experiências reais e estudos autodidatas). Por esse motivo desafio os meus leitores a procurarem ajuda profissional com o intuito de validar tudo o que aqui é dito se assim acharem necessário.

Serviços telefónicos de apoio emocional e prevenção ao suicídio em Portugal:

SOS Voz Amiga (entre as 16h e as 24h) – 800 209 899 (Número gratuito)

Conversa Amiga (entre as 15h e as 22h) – 808 237 327 (Número gratuito) e 210 027 159

SOS Estudante (entre as 20h e a 1h) – 239 484 020

Telefone da Esperança (entre as 20h e as 23h) – 222 080 707

Telefone da Amizade (entre as 16h e as 23h) – 228 323 535